domingo, 22 de abril de 2012


Cristina Kirchner recupera a YPF e a alma argentina (Por Davis Sena Filho — Blog Palavra Livre)



Por Davis Sena Filho — Blog Palavra Livre
        O “O Globo” e o “Jornal Nacional” da TV Globo estão apopléticos e babam de raiva. A fúria retrata as suas manchetes, que, se fossem canhões, bombardeariam a Casa Rosada de onde governa a Argentina a presidenta trabalhista Cristina Kirchner, que enviou mensagem, projeto de lei ao Congresso, que trata da nacionalização, da estatização da petroleira YPF, que foi privatizada pelo governo do presidente neoliberal Carlos Menem, que deixou um país importante como a Argentina sem o comando da sua indústria de petróleo. Anos depois, em 2001, o mandatário que vendeu seu país ficou em prisão domiciliar durante cinco meses, por ter sido acusado de cometer o crime de tráfico de armas. Oficiais também foram presos.
        O nosso Menem daqui, conhecido pelo nome de Fernando Henrique Cardoso (FHC), privatizou empresas brasileiras da importância e do gigantismo da Telebras e da Vala do Rio Doce. Não satisfeito, tentou privatizar a empresa símbolo do Brasil, a Petrobras, que, para ficar mais palatável, ao gosto dos estrangeiros, houve quem sugerisse mudar o nome da petroleira para Petrobrax, com “X” mesmo, em uma insensatez e indiferença à história do povo brasileiro que se torna difícil acreditar que essa gente colonizada e marqueteira medíocre tenha um dia chegado ao poder — à Presidência da República.
        Contudo, FHC já tinha avisado de suas intenções de realizar aventuras neoliberais. Quando ele se despediu do Senado em 1994, com o propósito de desmontar a Era Vargas, afirmou: “Um pedaço do nosso passado político ainda atravanca o presente e retarda o avanço da sociedade. Refiro-me ao legado da Era Vargas, ao seu modelo de desenvolvimento autárquico e ao seu Estado Intervencionista”. FHC queria o quê? O País não tinha nada. Era rural. Getúlio remodelou o estado nacional e o organizou. Somente o estado teria e tem (como demonstrou na crise mundial de 2008) condições de fomentar, desenvolver e regular a economia e, por conseguinte, permitir a melhoria da qualidade de vida da população, ainda mais na época de Getúlio Vargas.


Cristina deu uma banana para os espanhóis e outra para a imprensa golpista
        O executor do neoliberalismo no Brasil, o tucano FHC, criticou o legado de Getúlio no Senado, em 1994, como se fosse uma senha. Ele sinalizou aos estadunidenses e europeus, credores históricos, que desmontaria o estado brasileiro, com as vendas das estatais e do fechamento de instituições e órgãos públicos e com isso permitir a diminuição do estado nacional. Estado menor, mais dinheiro para pagar a dívida. Estado fraco significa mais poder para a plutocracia e para o capital predatório. Atitude que os estadunidenses, por não serem entreguistas, não fariam com o estado deles.
        As mesmas estratégias neoliberais e de desmantelamento dos estados nacionais foram colocadas em prática por vários presidentes em diversos países da América Latina no decorrer das décadas de noventa e da primeira década deste século. Os países não suportaram as políticas de diminuição dos estados por meio das privatizações, e seus povos ficaram à míngua, literalmente, porque até o acesso ao emprego foi negado pelas políticas de rapinagem impostas pelos seus governantes, que se alinharam aos ditames do Consenso de Washington de 1989, que disseminou o neoliberalismo (que teve o Chile como cobaia nas décadas de 1970/1980) da primeira ministra britânica, Margaret Thatcher, e seu aliado em espoliações e guerras, o presidente estadunidense, Ronald Reagan.
        Com o fracasso retumbante do neoliberalismo e as seguidas derrotas eleitorais de políticos e partidos que professaram tal sistema econômico na América Latina, além da crise mundial iniciada em 2008, os países que caíram nessa demoníaca armadilha, como o Brasil, passaram, por intermédio de eleições de presidentes de orientação trabalhista como o Lula, a fortalecer o estado, o mercado interno e aumentar os investimentos em educação, saúde, pesquisa, moradia, infraestrutura, e, o mais importante, pagar suas dívidas externas junto ao FMI, ao Bird e com isso se livrar desses órgãos de pirataria internacional, que sempre privilegiaram os interesses dos países ricos e considerados desenvolvidos.
        Nunca mais tivemos de suportar os técnicos do FMI chegarem ao Brasil para fiscalizar nossas contas, além de darem “lições” de como deveríamos proceder. Se eles são tão bons, deveriam ter avisado aos mercados financeiro e imobiliário internacional e aos governantes dos países ricos que, logo, logo, suas economias se derreteriam por causa crise econômica e financeira de 2008. A verdade é que o FMI e o Bird, apesar de serem considerados órgãos multilaterais, não passam, concretamente, de grupos associados de banqueiros que utilizavam esses “fóruns” como tentáculos da agiotagem em âmbito planetário e de espoliação e roubalheira das riquezas dos países pobres e em desenvolvimento. Grécia, Irlanda, Portugal, Espanha e até mesmo a industrializada Itália que o digam.

YPF foi vendida por Menem, o FHC de lá, que aqui vendeu a Vale do Rio Doce
        Com o fim da agiotagem explícita e da pilhagem sistemática das nações consideradas de periferia, os países imperialistas e colonizadores tiveram de se reinventar, porque os fluxos de riquezas que chegavam aos seus cofres oriundos dos países pobres e principalmente em desenvolvimento como o Brasil, a Argentina, a Rússia e a China diminuíram, e muito. Uma nova ordem se estabeleceu em âmbito mundial e os países ricos e poderosos tiveram de negociar, porque surgiram novos mercados e fóruns de debate e poder como o Mercosul, os Brics, o G-20, a Unasul, além de blocos econômicos e militares africanos, asiáticos, bem como o crescimento e a força dos países árabes, especificamente do Oriente Médio, que exercitam seu poder de reivindicação, no que concerne à política de enfrentamento de Israel, estado isolado pela comunidade internacional e que depende cada vez mais dos EUA e de poucos países europeus ricos, mas ainda poderosos como a França e a Inglaterra, que enxergam o país hebraico como um enclave militar e geopolítico edificado para defender seus interesses naquela região tão conturbada.
        Esses acontecimentos e as novas realidades mundiais enfraqueceram os países pitbulls. Por isso, forças regionais e emergentes como a Argentina, que tem uma presidenta nacionalista de perfil trabalhista e compromissada com o povo reagem à exploração e à falta de responsabilidade de uma empresa como a Repsol, petroleira espanhola que diminuiu a produção na Argentina e forçou, por anos, o governo a importar grandes volumes de hidrocarbonetos, porque os empresários espanhóis e seus acionistas se recusavam a investir no país, conforme rezam os contratos. Os europeus praticamente realizavam remessas de lucros cada vez maiores, sem agregar pesquisa, tecnologia e, evidentemente, o aumento da produção de combustíveis e outros derivados do petróleo.
        O “O Globo”, o “Jornal Nacional” e os especialistas de prateleira da “Globo News” estão histéricos e inconformados. Os comentários, os editoriais e os artigos são açodados, agressivos, irônicos e até mesmo desrespeitosos em relação à corajosa presidenta trabalhista Cristina Kirchner. Daqui a pouco a Miriam Leitão, o Demétrio Magnoli, o Arnaldo Jabor, o Merval Pereira, o William Wack e os repórteres do “JN” vão invadir a capital argentina, Buenos Aires, e todas as províncias produtoras de petróleo para destituir a presidenta e os governadores e entregar a YPF, que foi alienada pelo vendilhão da pátria, Carlos Menem, aos espanhóis, que apesar de enfrentar uma forte crise econômica e um desemprego que ultrapassa a casa dos 20%, jamais as remessas de lucro milionárias chegaram à mesa do povo espanhol.
        Os proprietários do sistema midiático privado brasileiro não tem jeito. Eles são imperialistas e entreguistas, pois colonizados e com um profundo complexo de vira-lata, o que os despoja de suas responsabilidades e compromissos com o Brasil. Cristina Kirchner e sua equipe não estão nem aí para a Espanha e a União Europeia. Os europeus que se virem e tratem de regular e regulamentar suas economias e parar de viver da exploração do trabalho e da riqueza dos países que outrora foram colonizados por eles. O recado é o seguinte: vão trabalhar sem explorar países e povos. Este recado deveria ser dado pelo Brasil e seu governo trabalhista a Portugal, à Espanha e a empresários brasileiros associados a empresários desses dois países que há anos exploram a telefonia brasileira, sem, no entanto, agregar valores, como pesquisa, tecnologia e a disseminação da banda larga em todo o País.

O Petróleo é nosso! Quando a imprensa ouve tal frase, o ódio a ela invade
        Pelo contrário, ficam a explorar a telefonia brasileira, que é continental, somente em regiões lucrativas, como o sudeste, e se recusam a investir no norte e no nordeste, porque, na verdade, não cumprem contratos e não querem trabalhar, dar duro, mas, sim, usufruir das milionárias remessas de lucro, que, evidentemente, o povo português e o espanhol não se beneficiam, porque somente os ricos acionistas e o governo espanhol e português tem acesso à dinheirama (nova derrama) proporcionada pelo povo trabalhador brasileiro, que há séculos sustenta, com a cumplicidade de maus governantes como o FHC, europeus incompetentes, que na terra deles nunca criaram um sistema de telefonia imenso e complexo como o brasileiro. Somente para citar esse segmento.
        A presidenta trabalhista Dilma Rousseff deveria, sem sombra de dúvida, nacionalizar o que foi construído pelos brasileiros e vendido a preço de banana para estrangeiros espertalhões se locupletarem com o fruto do trabalho e da inteligência de gerações de trabalhadores e técnicos brasileiros. A Telebras e a Embratel deveriam ser nacionalizadas, estatizadas. A Vale do Rio Doce também. Os espanhóis que se virem para recuperar suas economias. Cristina Kirchner recuperou a alma argentina. É isso aí.

sábado, 7 de abril de 2012


quarta-feira, 4 de abril de 2012


Google News no Painel do Paim, atualizado até 09,44 de 04/04/2012, mas você pode atualizar para este instante, ao clicar no link situado ao lado direito desta página


Últimas notícias

Decisivo, Fellipe Bastos exalta garra do Vasco

Diário do Grande ABC - 
Surpresa da escalação do Vasco em Lima, Fellipe Bastos brilhou na partida contra o Alianza ao marcar os dois gols do time na partida de terça-feira, válida pela quinta rodada do Grupo 5 da Libertadores. O volante comemorou o triunfo e exaltou a garra ...

Vitórias deixam Romney perto da indicação republicana

Reuters Brasil - 
MILWAUKEE, Estados Unidos, 4 Abr (Reuters) - Mitt Romney deu na terça-feira um grande salto rumo a se tornar o candidato presidencial republicano nos Estados Unidos ao vencer com facilidade o rival Rick Santorum nas disputas de Wisconsin, ...

França anuncia novas detenções de islamitas radicais

Pernambuco.com - 
Dez pessoas foram detidas na madrugada desta quarta-feira em uma operação policial contra círculos islamitas radicais em várias cidades da França. A ação tinha como alvos pessoas que podem ter viajado ao Afeganistão e Paquistão ou que planejavam fazer ...

Após saída de Demóstenes, DEM defende CPI sobre Cachoeira

Jornal do Brasil - 
No dia em que o ex-líder do DEM no Senado, Demóstenes Torres (GO), pediu para se desfiliar da legenda por força das denúncias de sua ligação com o bicheiro Carlinhos Cachoeira, a liderança do partido na Câmara defendeu a instauração de uma Comissão ...

Barcelona “camaleão” abandona jogada mais eficiente

globoesporte.com - 
Se o leitor quiser lotar o espaço para comentários de reclamações sobre a arbitragem – de fato polêmica e “caseira”, com um pênalti, o segundo, para lá de discutível – fique à vontade. Ainda que aumente o trabalho do blogueiro que apenas quer debater ...

Alimentos sobem e inflação em São Paulo atinge 0,15% em março ...

DCI - 
SÃO PAULO - O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), medido pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), encerrou o mês de março em alta de 0,15%... Houve reversão também no grupo transportes que saiu de uma queda de 0,16%, em fevereiro, ...

Lavrov adverte contra enviar armas à oposição síria

Diário do Grande ABC - 
O ministro de Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, fez advertências nesta quarta-feira a outros países para que não armem a oposição síria, afirmando que a medida só vai intensificar as hostilidades. As declarações foram feitas durante uma ...

Quatro morrem e 400 ficam feridos no Japão

Diário de S.Paulo - 
Uma sequência de tempestades e tornados no Japão, nesta terça e quarta-feira (4), provocou pelo menos quatro mortos e mais de 400 feridos no país, segundo as autoridades. As áreas mais atingidas são as de Honshu e Hokkaido.

União Europeia cobra das Farc libertação de todos os reféns

Jornal do Brasil - 
A União Europeia cobrou hoje (3) das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) a libertação de todos os reféns mantidos em poder da guerrilha. Não há um número exato sobre a quantidade de reféns em cativeiro. Ontem (2), foram libertados dez ...

Explosão mata ao menos dez em teatro na Somália

Yahoo - 
MOGADÍSCIO - Ao menos dez pessoas, entre elas os presidentes da Federação de Futebol e do Comitê Olímpico, morreram nesta quarta-feira e dezenas ficaram feridos durante um ataque suicida no Teatro Nacional de Mogadíscio, na Somália.

Presidente da Sérvia anuncia renúncia para antecipar eleições

Jornal do Brasil - 
O presidente da Sérvia, Boris Tadic, anunciou nesta quarta-feira que vai renunciar ao cargo, abrindo caminho para uma antecipação das eleições presidenciais no país. "Serei o candidato nesse pleito, com muito otimismo pelas tendências positivas em ...

MPT investiga condições de alojamento improvisados e desligamentos ...

TudoRondônia.com - 
No escritório de outra empresa, a Jauru, que também tem cerca de oitocentos operários no canteiro de obras da Usina Jirau, trabalhadores aguardavam a rescisão de contrato. O Ministério Público do Trabalho investiga as condições dos alojamentos ...

07:00 h PR decide voltar para a base governista

D24am.com - 
O líder do PR, senador Blairo Maggi (MT), comunicou pessoalmente o fato à presidente Dilma Rousseff, em audiência na manhã desta terça-feira. Brasília - Mesmo sem ter o Ministério dos Transportes de volta, o PR voltou para a base do governo.

Medidas para indústria "ajudam", mas não atacam "raiz do problema"

Terra Brasil - 
As novas medidas do plano de estímulo à economia, anunciadas pelo governo nesta terça-feira, ajudam, mas não resolvem os problemas de competitividade da indústria brasileira. A opinião é a dos economistas ouvidos pela BBC Brasil.

No pele de Cristo há 35 anos, José Pimentel desabafa: não estou velho

Pernambuco.com - 
Quando religião e teatro se encontram na encruzilhada da Paixão de Cristo, a figura de José Pimentel brota no imaginário do pernambucano. O ator se tornou símbolo da encenação sobre o nascimento ea morte de Jesus. Participou do espetáculo por mais de ...

Tribunal cassa Zé do Pátio e Gilmar Fabris

Matogrossomais - 
Por 5 votos a 1, o prefeito de Rondonópolis, José Carlos do Pátio (PMDB), e sua vice, Marília Salles (PSDB), tiveram os mandatos cassados pelo Pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) pela confecção e distribuição de 2.857 camisetas ao custo de R$ 20 ...

Banco Central Europeu mantém taxas de juros oficiais em 1%

Terra Brasil - 
O Conselho do Banco Central Europeu (BCE) manteve nesta quarta-feira as taxas de juros oficiais em 1% diante das dificuldades que atravessam alguns países periféricos da zona do euro. O BCE informou em Frankfurt que também manteve a facilidade marginal ...

Bolsas asiáticas caem com ata do Fed

Ultimoinstante - 
Ao final desta jornada, no Japão, o referencial Nikkei 225 da bolsa de Tóquio desvalorizou 2,29% aos 9.819 pontos. 4 de abril de 2012 - As principais bolsas da Ásia encerraram o pregão desta quarta-feira em queda, refletindo as indicações do Federal ...

Futuro indica que Ibovespa deve abrir em baixa .

Ultimoinstante - 
4 de abril de 2012 – A Bolsa de Valores de São Paulo deve iniciar o pregão de hoje em baixa, de acordo com a negociação do índice futuro. Há pouco, o Ibovespa com vencimento em abril operava com desvalorização de 1,01% aos 64.000 pontos.

Preço do metro quadrado mais caro de SP é três vezes maior que o ...

Info Money - 
SÃO PAULO - Com preço 261% maior que o do bairro mais barato de São Paulo, a região do Ibirapuera/Vila Nova Conceição, localizada na zona sul da cidade de São Paulo, tem o metro quadrado mais valorizado do município em março, segundo revela o índice ...

Resultado não auditado da PDG mostra prejuízo de R$ 20,4 milhões ...

Info Money - 
SÃO PAULO - A PDG Realty (PDGR3) encerrou o quarto trimestre de 2011 com prejuízo líquido de R$ 20,37 milhões, revertendo lucro de R$ 202,8 milhões reportados um ano antes, conforme resultado não auditado divulgado na noite de terça-feira (3).

Instagram causa desavenças nas redes sociais

Diário do Nordeste - 
O Instagram é uma rede social para compartilhamento de fotos. O aplicativo gratuito também oferece aos usuários a opção de adicionar filtros às imagens, criando efeitos. No Facebook e no Tumblr, fotos mostraram o descontentamento dos "applemaníacos" ...

Museus entram no Google Art Project

Galileu - 
Nesta terça-feira, dia 3 de abril de 2012, foi anunciada a entrada de dois museus brasileiros no Google Art Project, serviço que oferece uma experiência online diferente para quem se interessa por arte. Agora, internautas poderão navegar por partes do ...

Filhos de integrantes dos Beatles podem formar nova banda

Reuters Brasil - 
James McCartney, filho de Paul McCartney, disse numa entrevista com a BBC que uma nova geração dos Beatles pode estar no horizonte. O músico de 34 anos, que está seguindo os passos do pai na indústria musical, disse que formar uma banda com Sean Lennon ...

Atores franceses recebem mais que colegas do sexo feminino

c7nema - 
As atrizes francesas são pagas com valores muito mais baixos que os atores franceses. As conclusões são do Le Figaro que elaborou uma tabela com os mais bem pagos em França. Assim, a liderar a tabela encontra-se Dany Boon, produtor, ator e realizador ...

Jornal: Real Madrid quer lateral e volta a estudar gremista

Terra Brasil - 
A prioridade do Real Madrid na busca por reforços para a temporada 2012/13 é provavelmente na lateral direita. Segundo publica nesta quarta-feira o diário esportivo espanhol Marca, o técnico José Mourinho trabalha com uma lista de seis nomes para o ...

Mario Gómez renova com o Bayern até 2016

Reuters Brasil - 
MUNIQUE, Alemanha, 4 Abr (Reuters) - O atacante Mario Gómez anunciou nesta quarta-feira a renovação do seu contrato com o Bayern de Munique até 2016, um dia depois de o time garantir vaga na semifinal da Liga dos Campeões. Artilheiro da Bundesliga na ...

Com drama, Joel enfrenta fantasmas das Libertadores de 2001 e 2008

globoesporte.com - 
Técnico divide pela terceira vez a atenção entre a competição eo Carioca. Confronto com o Emelec, nesta quarta-feira, pode acabar com o sonho Joel Santana está dividindo suas atenções entre Campeonato Carioca e Taça Libertadores.

Inter e Santos fazem duelo decisivo pela Libertadores

Diário do Grande ABC - 
Internacional e Santos fazem um jogo de campeões pela quinta e penúltima rodada da fase de grupos da Copa Libertadores, nesta quarta-feira, às 21h50, no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre. Líder do Grupo 1, com nove pontos, o atual campeão da ...

Acabou o amor: Ibra ataca, e Dani Alves e Pep respondem à altura

globoesporte.com - 
Sueco cita Mourinho para reclamar de pênaltis marcados a favor do Barça no Camp Nou. 'As desculpas são para os perdedores', rebate o brasileiro O clima de respeito e paz que marcou as quartas de final da Liga dos Campeões da Europa, entre Milan e...

Implantes de silicone: saiba como tudo começou, há 50 anos

BBC Brasil - 
Timmie Jean Lindsey, uma americana mãe de seis filhos, foi a primeira mulher a receber um implante de silicone para aumentar o tamanho dos seios, em 1962. Cinquenta anos depois, a operação realizada no hospital Jefferson Davis, em Houston, ...

Sequenciar genoma não garante prevenção de doenças, diz estudo

Terra Brasil - 
O sequenciamento do genoma, cujo barateamento tornou o procedimento acessível para um grande número de pessoas, não permite, ao contrário do que se esperava, prever o risco de muitas doenças, segundo um estudo americano feito com gêmeos.