Seis países pedem Cuba na Cúpula
das Américas em 2015
Pedido foi feito no último dia da 43ª Assembleia Geral da OEA.
'Incluir Cuba na Cúpula é parte desse enfoque inclusivo', disse Nicarágua.
"Uma Cúpula das Américas sem a presença de Cuba não é Cúpula", afirmou o vice-ministro das Relações Exteriores da Nicarágua e representante permanente na OEA, Denis Moncada, ao falar na Assembleia.
"Incluir Cuba na Cúpula é parte desse enfoque inclusivo, e consideramos que é um tema que, na parte preparatória e na dinâmica do processo de Cúpulas, deve se levar em conta para que seja definido com tempo prudente".
O Panamá, que em 2015 sediará a VII Cúpula das Américas, provocou o debate quando seu chanceler Fernando Núñez disse que espera "contar com a presença de cada um dos países das Américas".
Núñez antecipou que será formada uma comissão para acompanhar a possível participação cubana no encontro.
"A Argentina acredita que uma cúpula nunca estará completa sem a participação da nossa irmã Cuba", defendeu o chanceler desse país sul-americano, Héctor Timerman, acrescentando que serão feitos "esforços" para atingir esse objetivo.
No mesmo contexto, Brasil, Venezuela e Equador anunciaram seu apoio, enquanto o vice-chanceler uruguaio, Luis Porto, declarou que seu país "apoia desde sempre a participação de todos". O Panamá foi eleito por consenso no ano passado como sede da cúpula.
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial